O que é HIV? O que é aids?
HIV é a sigla que identifica o vírus da imunodeficiência humana. A infecção pelo HIV pode ocasionar a aids ou síndrome da imunodeficiência adquirida. A aids é uma doença que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo humano.
Todo indivíduo que tem o vírus HIV tem aids?
Não, um indivíduo pode viver com o vírus HIV e não desenvolver a doença aids. A aids é o estágio mais avançado da doença causada pelo HIV. Pode levar anos entre a infecção pelo vírus e o desenvolvimento de aids. Com tratamento adequado um indivíduo com HIV pode chegar a nunca desenvolver aids.
Quais são os sintomas da infecção pelo vírus HIV?
No início da infecção pelo HIV o indivíduo pode apresentar alguns sintomas, esta fase é chamada de infecção aguda. Os primeiros sintomas geralmente são parecidos com os de uma gripe, pode haver febre, mal estar e dor de garganta. Muitas vezes esta fase da infecção passa despercebida.
A próxima fase é marcada pelo esforço das células de defesa do corpo para o controle da infecção. Neste período, que pode durar muitos anos, os indivíduos são geralmente assintomáticos.
Com o passar do tempo, as forças das células de defesa vão se esgotando e seu número vai diminuindo. A partir de um certo momento, o número de células de defesa é tão baixo que permite o aparecimento de doenças que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico, as chamadas doenças oportunistas. Esta fase é chamada de aids.
Quais são as formas de transmissão do vírus HIV?
Este vírus pode estar presente no sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno, líquido de serosas, líquido aminiótico e líquor, portanto, as possíveis formas de transmissão do HIV são: relações sexuais desprotegidas (sexo oral, vaginal ou anal), compartilhamento de seringas, de mãe para filho durante a gravidez e amamentação, transfusão de sangue ou contato com instrumentos que furam e cortam.
Como prevenir a infecção pelo vírus HIV?
Atualmente entendemos a prevenção do HIV como um conjunto de estratégias com eficácia comprovada que podem ser combinadas de acordo com as especificidades de cada indivíduo.
Essas estratégias são: o uso do preservativo masculino, feminino e gel lubrificante, a testagem regular para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição (PEP), a prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho), a vacinação para HAV, HBV e HPV, a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas (através do não compartilhamento de agulhas, por exemplo), o tratamento das ISTs e das hepatites virais e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV.
Como é feito o diagnóstico do vírus HIV?
Para saber se está com HIV ou não, hoje em dia temos disponíveis diversos tipos de testes: testes rápidos, sorologias e até o autoteste HIV, que pode ser comprado e feito em casa, através da saliva ou sangue. Os testes também podem ser realizados gratuitamente através do SUS, a lista dos centros de testagem e aconselhamento no município de São Paulo está disponível nesse site clique aqui
O que é janela imunológica?
A janela imunológica é o período entre a infecção pelo vírus HIV e a produção de anticorpos no sangue detectáveis através do exame. Na maioria dos casos, o teste de sangue chamado sorologia é capaz de detectar esta produção de anticorpos em 30 dias após a exposição ao vírus HIV. Porém, em casos de exposição de risco recomenda-se realizar um teste após 90 dias do episódio para confirmação do resultado negativo.
A mulher infectada pelo vírus HIV pode engravidar?
Sim, se a gestante seguir o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto a chance de seu filho não ser infectado pelo vírus HIV é de 99%. As recomendações incluem o uso de medicamentos antirretrovirais pela grávida e seu recém-nascido, indicação criteriosa da via de parto e a não amamentação. A gestante infectada pelo HIV deve informar ao seu médico sobre o desejo de engravidar para que isto seja feito da forma mais segura possível.
Como é o tratamento do vírus HIV?
O tratamento do vírus HIV é feito através de medicamentos, chamados de terapia antirretroviral. A decisão sobre o início do tratamento deve ser discutida individualmente entre o paciente e seu médico. A tomada correta das medicações é muito importante para os indivíduos infectados pelo vírus HIV, já que um tratamento irregular pode levar ao desenvolvimento de resistências no vírus.
É possível viver bem com a aids?
Claro! Com o preconceito é que não é possível viver bem. O uso regular dos medicamentos antirretrovirais aumenta a sobrevida e a qualidade de vida dos indivíduos infectados pelo HIV, de maneira que a aids é considerada uma doença crônica, como o diabetes e a hipertensão.
Existe algum site confiável para continuar lendo sobre este assunto?
Uma fonte de informações confiável sobre o vírus HIV e a doença aids é o site oficial do governo: www.aids.gov.br